Pina nasceu em Bauru, em 1989, e se mudou para São Paulo, onde vive desde 2014.
Seu primeiro contato com arte de rua foi, aos 15 anos, com o teatro e, posteriormente, com o malabarismo - ou seja, com as artes cênicas, que exigem a presença do artista pra acontecer. Em 2008, durante a graduação em Arquitetura e Urbanismo, conheceu a técnica do stencil e percebeu que poderia se comunicar através da street art, com milhares pessoas, em diversos espaços, ao mesmo tempo, sem a necessidade da presença do artista.
A migração para a street art aconteceu aos poucos e, a partir da arquitetura, veio uma influência estética e a vontade de interagir e modificar a paisagem da cidade e, de alguma forma, alterar o cotidiano das pessoas - tudo isso com as próprias mãos e de forma independente. Também trabalhou com design e, após ocupar funções como diretor de arte em agências, iniciou pesquisas em street art.
A busca pelo entendimento da cidade como um ser vivo em constante mutação faz com que sua obra tenha como tema a simbiose e o equilíbrio entre as cidades e as pessoas, integrantes de um único sistema que se faz por meio de frequências, linhas em constante movimento, combinando a abstração geométrica e o realismo. O equilíbrio das obras é, geralmente, interrompido por formas geométricas, nos trazendo à realidade o que é imprevisível, rupturas e censuras. O uso de cores é feito de forma minimalista, fator estratégico para comunicar de forma eficaz a intenção das narrativas.
O trabalho de Pina nos faz lembrar que somos a cidade, que a cidade é viva e que, a qualquer momento, temos a possibilidade de transformá-la com nossas próprias mãos. O artista produz stencil graffiti, lambes, stickers, pôsteres, gravuras, telas e grandes murais, diversas escalas que permitem o acesso da sua arte a quem quiser, em qualquer parte do mundo.
Pina was born in Bauru in 1989 and moved to São Paulo, where he lives since 2014.
His first contact with street art was, at age 15, with dramatics, and later with jugglery - with the art of performing, which requires the presence of the artist to happen. Graduated in Architecture and Urbanism, Pina met the stencil technique and realized that he could communicate through street art, with thousands of people, in several spaces at the same time, without his presence.
The migration to street art happened gradually and, from the architecture, came the aesthetic influence and the will to interact and to modify the city landscape and, somehow,change people’s daily life - all of this with his own hands and independently. Having worked as a designer and art director in agencies in Sao Paulo, he began researshing street art.
The pursuit for the understanding of the city as a living being in constant mutation makes the symbiosis and the balance between the cities and the people, members of a unique system that is made by means of frequencies, lines in constant movement his work theme , combining geometric abstraction and realism. The balance of works is usually interrupted by geometric forms, bringing to reality what is unpredictable, ruptures and censures. The use of colors is done in a minimalist way, a strategic factor to effectively communicate the intent of the narratives.
Pina's work reminds us that we are the city, that the city is alive and that, at any moment, we have the possibility of transforming it with our own hands. The artist produces stencil graffiti, lambes, stickers, posters, prints,canvas and large murals, various scales that allow the access of his art to anyone, anywhere in the world.